SOBRE A BIBLIOGRAFIA

COMO CONSULTAR E TER ACESSO AOS ARTIGOS E LIVROS SUGERIDOS

A referência completa dos livros encontra-se ao final do programa do curso, divulgado sempre na primeira semana de aula e disponível nos links acima indicados. A cada aula será indicada uma leitura básica (obrigatória) e uma leitura complementar (opcional). Esses textos serão indicados da seguinte forma: Autor (ano, página ou capítulo).

Por exemplo: Cano (2012, cap.1) – refere-se ao capítulo 1 do seguinte livro indicado nas referências: CANO, Wilson. Introdução à Economia: uma abordagem crítica. São Paulo: Unesp, 2012.

Com essas referências completas (título do livro, nome completo do autor, editora e ano de publicação) você pode buscar esses textos em fontes diversas:

  1. Bibliotecas

A UFRJ possui um sistema de busca online no site Minerva: https://minerva.ufrj.br/F?RN=961536585– nesse site você poderá ver em qual biblioteca da UFRJ o livro se encontra. Sugiro ligar antes para a biblioteca para saber se o livro está disponível para empréstimo e/ou consulta.

A Biblioteca Parque, do outro lado do Campo de Santana, tem um bom acervo de livros de Economia. Site: http://www.bibliotecasparque.rj.gov.br– essa biblioteca possui total acessibilidade de acesso ao prédio e ao acervo da biblioteca.

Essas são as bibliotecas mais próximas da FND, mas você pode consultar o acervo de outras bibliotecas. Segue o linkde algumas:

Bibliotecas da UFF: https://app.uff.br/pergamum/catalogo/biblioteca/index.php

Bibliotecas da UERJ: http://www.rsirius.uerj.br/novo/

Biblioteca Central da UNIRIO: http://www.unirio.br/bibliotecacentral

Biblioteca da FGV: https://sistema.bibliotecas.fgv.br

Biblioteca do Centro Celso Furtado: http://www.centrocelsofurtado.org.br

  1. Livrarias e Sebos.

Muitas vezes esses livros são vendidos a um bom preço em sebos. Recomendo o site da Estante Virtual, onde vocês encontrarão livros novos e usados: https://www.estantevirtual.com.br – Também vale a pena dar uma caminhada pelos sebos do Centro do Rio.

  1. Material dos veteranos.

Procure o CACO, o Centro Acadêmico dos alunos da FND. O CACO costuma fazer a intermediação entre veteranos e alunos mais novos para empréstimo ou doação de material dos períodos passados.

  1. Internet.

Muitas vezes é possível fazer o downloadde artigos pela internet. Muitas revistas cientificas disponibilizam artigos gratuitamente em suas páginas. Além disso, versões em e-book costumam ser mais baratas que os livros impressos.