AULA 3

ESTRUTURA DA ECONOMIA DE MERCADO 

O objetivo dessa segunda aula é apresentar o funcionamento do sistema econômico através do fluxo circular da renda. Serão destacados os principais atores desse sistema econômico simplificado, as firmas e as famílias. Este sistema é dito simplificado pois ainda não considera o Estado e a economia internacional.

Fluxo circular da renda. As famílias ofertam recursos produtivos às firmas, que remuneram esses recursos produtivos (salários, juros, lucros) e, através do emprego desses recursos produtivos, transformam insumos e matérias-primas em produtos (bens e serviços). A renda das famílias advém da remuneração dos recursos produtivos ofertados às firmas, com essa renda compram os bens e serviços produzidos nas firmas.

Economia de mercado. Note que as famílias não produzem domesticamente os bens e serviços necessários à sua manutenção, de modo que esta não é uma economia de subsistência.

Economia Monetária de Produção. Bens, serviços e fatores de produção (recursos produtivos) são trocados no mercado através do uso da moeda (intermediário das trocas). Essa situação difere do escambo, onde produtos são trocados diretamente por produtos.

OFERTA E DEMANDA

Mercado de bens e serviços

Firmas são unidades de produção de bens e serviços. Lado da OFERTA.

Famílias são proprietárias de recursos produtivos (terra, capital, trabalho) e são unidades consumidoras. Lado da DEMANDA.

Mercado de fatores

Firmas demandam fatores de produção, que são propriedade das famílias.

Famílias ofertam fatores de produção (trabalho, capital, terra, tecnologia, etc.)